Observe as sugestões a seguir e tente adaptar outros trava-línguas a novas propostas matemáticas.
“Um prato de trigo para um tigre triste,
Dois pratos de trigo para dois tigres tristes,
Três pratos de trigo para três tigres tristes...”
Com esse trava-língua é possível trabalhar com a questão da correspondência, 1 prato para 1 tigre, 2 pratos para 2 tigres, e assim por diante, estabelecendo relação entre as quantidades e a grafia convencional dos números.
“Bote a bota no bote e tire o pote do bote”
Após repetir com os alunos esse trava-língua algumas vezes, questione:
- Quantas botas foram colocadas do bote?
- Quantos potes foram retirados do bote?
A resposta varia e depende do números de vezes que vocês recitarem o trava-língua juntos. É um ótimo exercício e também auxilia as crianças na questão da contagem de quantidades.
AGORA É A SUA VEZ!!
Tente você também: crie e sugira as suas próprias atividades matemáticas a partir dos trava-línguas que você conhece.
Quanto mais o professor trabalhar com trava-línguas em sala de aula, propondo aos alunos que brinquem em grupo por um tempo e permitindo que eles se familiarizarem com o texto, mais os alunos se divertirão, ao mesmo tempo em que vão memorizando as frases (repertório), o que também poderá ser muito útil para a alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário