segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MÓDULO IV - O trabalho com trava-línguas

Neste último módulo, sugerimos alguns trava-línguas que podem ser utilizados no trabalho com a Matemática na Educação Infantil. Além de serem muito divertidos e adorados pelas crianças, são muito úteis e interessantes para serem utilizados em todos os contextos.

Observe as sugestões a seguir e tente adaptar outros trava-línguas a novas propostas matemáticas.

“Um prato de trigo para um tigre triste,

Dois pratos de trigo para dois tigres tristes,

Três pratos de trigo para três tigres tristes...”


Com esse trava-língua é possível trabalhar com a questão da correspondência, 1 prato para 1 tigre, 2 pratos para 2 tigres, e assim por diante, estabelecendo relação entre as quantidades e a grafia convencional dos números.

“Bote a bota no bote e tire o pote do bote”

Após repetir com os alunos esse trava-língua algumas vezes, questione:

- Quantas botas foram colocadas do bote?
- Quantos potes foram retirados do bote?

A resposta varia e depende do números de vezes que vocês recitarem o trava-língua juntos. É um ótimo exercício e também auxilia as crianças na questão da contagem de quantidades.

AGORA É A SUA VEZ!!

Tente você também: crie e sugira as suas próprias atividades matemáticas a partir dos trava-línguas que você conhece.

Quanto mais o professor trabalhar com trava-línguas em sala de aula, propondo aos alunos que brinquem em grupo por um tempo e permitindo que eles se familiarizarem com o texto, mais os alunos se divertirão, ao mesmo tempo em que vão memorizando as frases (repertório), o que também poderá ser muito útil para a alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário