segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MÓDULO III - Parlendas e agrupamentos

Neste terceiro módulo, vamos tratar da questão dos agrupamentos.

Porque é tão importante incentivar o trabalho com agrupamento em sala de aula?


Por meio dos agrupamentos a criança pode avançar nos seus conhecimentos sobre o Sistema de Numeração Decimal. Elas começam agrupando elementos de 2 em 2, de 3 em 3 até perceberem que agrupar de 10 em 10 facilita a contagem.


O material dourado é uma importante ferramenta para que a criança perceba a regularidade de base 10 do Sistema de Numeração. Ela poderá visualizar os agrupamentos e o que é mais importante: perceberá que pode decompor os números em base 10, conseguindo chegar ao resultado de problemas com maior facilidade.


Assim, incentivar atividades que envolvam agrupar e decompor auxilia as crianças a avançarem no entendimento das regularidades do Sistema Numérico e também permite que se construam argumentos de ordem cardinal.


Uma boa sugestão para trabalhar com agrupamentos é utilizar elementos presentes em parlendas conhecidas pelas crianças. Veja a proposta abaixo:


SALADA DE FRUTAS

Poesia, casa e Companhia


JÁ COMEU A SALADA DE FRUTAS DA ANINHA?

NÃO?

SAIBA QUE ELA É DELICIOSA!!!

TEM MANGA ROSA AMARELINHA...

TEM MAÇÃ VERDE, MAS MADURINHA.

BANANA PRATA, MAS BEM MOLINHA.

LARANJA-LIMA DOCE FEITO MEL.

ABACATE MACIINHO, E UVAS BEM FRESQUINHAS!

HUM... É UMA DELÍCIA.

A SALADA DA ANINHA!

COM SORVETE ENTÃO, QUE COISA LOUCA!

JÁ ESTOU COM ÁGUA NA BOCA,

VOCÊ NÃO?


A partir dessa parlenda, escolha uma das frutas citadas para trabalhar com os agrupamentos.


Por exemplo: apresente um cacho de uvas aos alunos e questione quantas uvas há no cacho? Primeiro, permita que eles contem do jeito que quiserem: de 1 em 1, de 2 em 2, etc, deixe que cada um chegue ao resultado aproximado do jeito que quiser. Depois, interfira, de modo a fazê-los perceber que é muito mais fácil contar de 10 em 10, já que há muitas uvas no cacho e formar grupos de 10 facilita e agiliza a contagem.


Tente refazer essa atividade com base em outras parlendas, agrupando seus elementos de 10 e 10 e veja como é divertido...

Um comentário: