segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MÓDULO I - O CONCEITO DE NÚMERO

Neste primeiro módulo, pretendemos esclarecer uma dúvida comum e recorrente no trabalho docente com a Matemática na Educação Infantil. Como ensinar o conceito de número para as crianças?

ATENÇÃO: É muito importante ter em mente que o conceito de número refere-se a um conhecimento lógico-matemático, que se desenvolve nas interações da criança com o ambiente e nas relações mentais que ela estabelece com o mundo.

Portanto, O CONCEITO DE NÚMERO NÃO PODE SER ENSINADO. O que cabe a nós, professores, é estimular esse desenvolvimento por meio de atividades que estejam inseridas no contexto infantil.

Que tal trabalharmos com parlendas e trava-línguas aliados à Matemática?

Você sabe o que são esses dois gêneros textuais?

As parlendas são conjuntos de palavras em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal.

Os trava-línguas brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam adultos e crianças. O grande desafio é recitá-los sem tropeços na pronúncia das palavras.

Para familiarizar os alunos com a estrutura dos versos e com as rimas das parlendas, você pode propor que eles criem suas próprias parlendas, baseadas em outras já conhecidas. Este é um ótimo exercício e costumam surgir ótimos resultados, como este:

PARAFRASEANDO...

UM, maionese de atum,

DOIS, é pra comer depois,
TRÊS, e dar a um gato xadrez.
QUATRO, o sol é um astro,
CINCO, telhado de zinco.
SEIS, festa de reis,
SETE, masca chiclete.
OITO, menino afoito,
NOVE, hoje não chove.
DEZ, arraste os pés,
ONZE, no assoalho de bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário